Faça Parte do Nosso Blog!

Receba Nossas Atualizações ou Siga-nos:

Siga Nosso Blog

Siga Nosso Blog e tenha Acesso ao Nossos Artigos no painel Blogger.
Seguir
OU

Assine Nosso Feed

Assine Nosso Feed e Tenha Acesso a Todos os Nossos Artigos por E-mail
Inscreva-se

Seguidores

quarta-feira, 20 de junho de 2012

O PODER DE SUTIÃ E SALTO ALTO...


O sutiã é um clássico objeto considerado o antissexista da libertação feminina. Uma manisfestamento ocorrida nos EUA, na década de 1960, fez da queima do sutiã” em praça pública (que não aconteceu) um marco da revolução feminista. Porém, a história é recheada de momentos que selam a luta da mulher por seus direitos.
A definição do filosofo francês Lipovetsky sobre “a mulher indefinida” é a representação do abandono às raízes machistas, pautadas em caminhos sociais pré-traçados. Ao longo do tempo, a existência feminina tornou-se um processo de escolhas sem definição prévia. Hoje é fato, niguém define mais a mulher. Em muitas sociedades é possível vê-la participar efetivamente dos papéis antes restritos ao homem.
O poder feminino é encontrado desde muitos séculos passados com Elisabeth I, Catarina, a Grande, Cleópata, Margareth Thatcher, entre tantas outras figuras importantes. O Brasil tem a primeira mulher a ocupar o cargo de Presidente da República. Dos 38 ministérios e órgãos centrais da União, dez são atualmente chefiados por mulheres. Este ano, pela primeira vez no mundo, uma mulher assume o comando de uma empresa petrolífera.
Essa realidade cada vez mais presente trouxe inquietação às Ciências Sociais, que buscou nos estudos de gênero argumentos acerca das diferenças entre homens e mulheres que vão além das causas biológicas e esbarram em origens socioculturais.
Pois bem, um olhar mais atento nos mostra que a questão da igualdade é mais complexa do que parece... O que dizer, por exemplo, da vida das mulheres no Islã ou ainda da tradição africana de mutilação genital feminina que acontece ainda hoje?
Gláucia Vola
Editora da Revista Sociologia
fonte: Revista Revista Sociologia n.º 41

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Elite Feminina - É Rosa Choque!